Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

15 de mai. de 2012

Pesquisadores franceses avaliarão a eficácia de um novo dispositivo em pacientes com ELA

                                                                                                   
Eles esperam manter o diafragma em movimento, postergando a necessidade de ventilação não-invasiva.

abril 30, 2012

Um dos maiores desafios tratando-se de ELA são as dificuldades respiratórias que ocorrem devido a um enfraquecimento gradual e declínio dos músculos respiratórios. Os pesquisadores, no entanto, estão trabalhando duro para desenvolver estratégias de tratamento para manter esses músculos respiratórios se movendo para ajudar as pessoas com esclerose lateral amiotrófica a respirar mais facilmente.

Uma estratégia potencial chamado marcapasso (phrenic pacing) espera manter o diafragma em movimento por estímulo da estamina dos músculos respiratórios através da implantação de um dispositivo que regularmente estimula os nervos conectados.
O dispositivo aprovado pela FDA, chamado Sistema de Ritmos Diafragmático NeuRX  (NeuRX diaphragm pacing system - DPS), está disponível para prescrição para pacientes que tem problemas respiratórios frequentes (hipoventilação crônica).

Mas um grupo de médicos da Assistência Publique - Hôpitaux de Paris liderado pelo especialista respiratório MD PhD Thomas Similowski acha que os DPS NeuRX poderia beneficiar muito mais pessoas com ELA. Eles suspeitam que o dispositivo, introduzido nos primeiros sinais de dificuldades respiratórias, pode impulsionar o treinamento desses músculos para manter o diafragma em movimento por mais tempo - postergando a necessidade de ventilação não-invasiva.
Agora, a equipe francesa se prepara para colocar a sua estratégia de tratamento para o teste em pessoas com ELA. O experimento clínico cego e aleatório, chamado RespiStim ALS, deve ser realizado no Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris. Todos os participantes devem ser monitorados três vezes ao mês durante 2 anos. Os Resultados incluem: a redução do declínio respiratório (capacidade vital forçada), melhorias na qualidade do sono e sobrevida em geral. 74 pessoas com ELA são esperadas para participar.

O experimento está marcado para começar em junho de 2012.
Para saber mais sobre o NeuRX DPS e como o dispositivo pode ajudar as pessoas com ELA, leia Sono DPS. Para ler sobre o experimento de NeuRX DPS em curso no Reino Unido, confira o UK Gears Up To Put DPS Through Its Paces. Para saber mais sobre outras estratégias para ajudar as pessoas com ELA a respirar melhor, leia CK-357, ajudando ELA viver forte.



Referencias
Gonzalez-Bermejo, J., et al. (2011) Diaphragm pacing improves sleep in patients with amyotrophic lateral sclerosis. Amyotrophic Lateral Sclerosis. doi:10.3109/17482968.2011. 597862 Abstract | Full Text (Subscription Required)

Onders, R.P., et al. (2009) Complete worldwide operative experience in laparoscopic diaphragm pacing: results and differences in spinal cord injured patients and amyotrophic lateral sclerosis patients. Surgical Endoscopy, 23(7): 1433-1440. Abstract | Full Text (Subscription Required)