Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

6 de fev. de 2020

O AstroRx aumenta a capacidade de executar funções diárias em pacientes com ELA, mostram resultados de testes


AstroRx Increases Ability to Perform Daily Functions in ALS Patients, Trial Results Show

 13 DE JANEIRO DE 2020 - By Ines Martins, PhD       

Os pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) que receberam a dose mais baixa do candidato a terapia celular da Kadimastem, AstroRx, sofreram uma redução significativa na progressão da doença nos três ou quatro meses após o tratamento, mostram resultados atualizados do estudo clínico de fase 1/2 da empresa.

Nos meses subsequentes, no entanto, a doença se deteriorou a taxas semelhantes às anteriores ao tratamento, sugerindo que doses repetidas ou doses mais altas - ambas sendo testadas no estudo em andamento - podem aumentar a eficácia do AstroRx.

Não foram relatados eventos adversos graves relacionados ao tratamento ou toxicidades limitantes da dose no primeiro grupo de pacientes pelo menos seis meses após o tratamento, sugerindo que a dose mais baixa (100 milhões de células) é segura e bem tolerada.

"Esses resultados em um pequeno subconjunto de pacientes do primeiro grupo experimental tratado com 100 milhões de células AstroRx são encorajadores, pois o tratamento parece ser seguro", disse Marc Gotkine, MD, departamento de neurologia do Hadassah Medical Center, Jerusalém, em um Comunicado de imprensa.

"Após a conclusão do período de acompanhamento de 6 meses, a análise inicial dos dados apresentados parece demonstrar um benefício de eficácia transitório que durou de 3 a 4 meses após o tratamento", disse Gotkine, que também é o principal investigador do estudo. "O estudo agora continua com doses mais altas e injeções repetidas".

O AstroRx é uma terapia celular feita de astrócitos maduros e saudáveis, que são células em forma de estrela do sistema nervoso central que normalmente mantêm um ambiente cerebral saudável, mas são anormais em pacientes com ELA, contribuindo para a progressão da doença.

A terapia pronta para uso é derivada de células-tronco embrionárias humanas e espera-se compensar astrócitos doentes, impedindo a perda de células nervosas motoras quando injetadas no fluido espinhal de um paciente.

Estudos em animais mostraram que o AstroRx é seguro e pode atrasar o início da ELA, manter a função muscular e aumentar a sobrevida. Isso levou a empresa de biotecnologia em Israel a abrir um ensaio clínico de Fase 1 / 2a de um único local (NCT03482050) avaliando doses crescentes de AstroRx em pacientes com ELA.
O estudo de rótulo aberto está sendo conduzido no Centro Médico Hadassah Ein-Kerem e deve inscrever 21 pessoas com doença em estágio inicial. O recrutamento está em andamento.

O objetivo principal é determinar a segurança e a tolerabilidade da terapia. As medidas secundárias incluem alterações nos escores revisados ​​da ALS Functional Rating Scale (ALSFRS-R), força muscular respiratória, força de preensão manual, força muscular de membro e qualidade de vida.

A empresa compartilhou dados dos cinco primeiros pacientes incluídos no estudo, os quais receberam uma única infusão de 100 milhões de células - a dose mais baixa de AstroRx testada - e foram acompanhados por pelo menos seis meses após o tratamento.

Após confirmar a segurança do tratamento, os pesquisadores avaliaram sua eficácia e a duração dos efeitos terapêuticos - medidos através de alterações nos escores do ALSFRS-R, que abrangem fala, deglutição, curativo e higiene, entre outras funções diárias.

Nos três meses anteriores ao tratamento com AstroRx, o escore ALSFRS-R dos pacientes caiu 0,87 pontos por mês, em média, um declínio semelhante no estado funcional, conforme descrito em estudos anteriores sobre ELA.
Nos três meses após o tratamento, no entanto, o ALSFRS-R aumentou em média 0,26 pontos por mês, sugerindo que a capacidade dos pacientes de realizar atividades diárias aumentou nesse período.

Os pesquisadores também examinaram a alteração média do ALSFRS-R quatro, cinco e seis meses após o tratamento. Enquanto a taxa de progressão da doença ainda era significativamente mais baixa nos primeiros quatro meses do que antes do tratamento (com um declínio médio de 0,32 pontos por mês), aos cinco e seis meses era semelhante ao período pré-tratamento.

Isso indica que esta dose de AstroRx é eficaz apenas por um período de três ou quatro meses, após o qual os pacientes vêem sua doença se deteriorar a uma taxa semelhante à anterior ao tratamento.

"Estamos muito animados com os resultados finais d0 corte A, demonstrando que o AstroRx oferece um benefício clínico significativo em termos da escala de classificação ALSFRS-R", disse Rami Epstein, CEO da Kadimastem. "Estamos ansiosos para continuar nosso estudo, avaliando os potenciais benefícios a longo prazo de um regime de doses mais altas, bem como administrações repetidas de nossa inovadora terapia celular".

O estudo agora está avaliando uma dose mais alta da terapia (250 milhões de células) em outro grupo de cinco pacientes, todos os quais foram inscritos. A Kadimastem recrutou o primeiro paciente para um terceiro grupo que receberá duas injeções de AstroRx de 100 milhões de células, separadas por dois a três meses meses.

Os resultados do segundo e terceiro grupos são esperados para agosto e a primeira metade de 2021, respectivamente. Na pendência de resultados positivos de segurança e eficácia, um quarto grupo receberá duas injeções de 250 milhões de células.

"Como no corte A, a resposta clínica foi claramente demonstrada durando pelo menos 3-4 meses após a injeção celular, o corte B incluirá uma dose mais alta de células e o corte C incluirá injeções repetidas com intervalos de aproximadamente 3 meses", disse Michel Revel, MD, PhD, fundador e diretor científico do Kadimastem. “Os cortes B e C têm uma promessa potencial de resposta prolongada. O perfil de segurança positivo também nos permite testar o AstroRx em outras doenças neurodegenerativas ”, disse ele.