Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

17 de mai. de 2012

O Instituto ELA e a Neurotune Fazem Avaliação Terapeutica em Candidato com Esclerose Lateral Amiotrófica.


GEN News Highlights: May 15, 2012

O Instituto de ELA e a Neurotune estabeleceram colaboração para avaliar candidatos com doença neuromuscular - a Esclerose Lateral Amiotrófica . A Neurotune identificou uma classe de compostos destinados a manter a força, a junção neuromuscular e estabilidade.
A Neurotune Suiça está desenvolverndo drogas que atuam para modular as conexões entre as células nervosas e suas células alvo, para o tratamento de distúrbios do sistema nervoso, incluindo sarcopenia (relacionada com a idade, perda de massa e força muscular) e dor crônica.
A empresa estuda o sistema de modulação neurotrypsin AGRIN, um desequilíbrio que se acredita representar um fator chave na sarcopenia. A Neurotune está desenvolvendo ambos os estudos: sarcopenia e diagnósticos e terapêuticos. Em março, a empresa lançou NTCAF ELISA, que afirma ser o teste ELISA baseado em primeiro diagnóstico de sarcopenia. Desenvolvido em colaboração com MicroCoat Biotechnologie através do programa Eureka-Eurostars, o ensaio com base em biomarcadores é projetado para identificar os 40% ou mais dos pacientes cuja sarcopenia é causada pela atividade neurotrypsin excessiva.
Abordagem terapêutica
A Neurotune estuda o equilibrio do sistema neurotrypsin AGRIN (duplo) e o desenvolvimento de inibidores de pequenas moléculas de atividade neurotrypsin, AGRIN de caráter biológicos que agem para reforçar a atividade através da manutenção de junções neuromusculares que promovem a inervações das fibras musculares.

FONTE:http://www.genengnews.com/gen-news-highlights/als-institute-neurotune-to-evaluate-amyotrophic-lateral-sclerosis-therapeutic-candidate/81246769/#related

Nota do Blog:

Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada (cerca de 1% ao ano, a partir dos 65 anos de idade). Essa perda de massa reduz a força muscular. Devido ao aumento da expectativa de vida da população mundial e consequentemente da população idosa, a sarcopenia vem se tornando uma questão de saúde bastante relevante no mundo desenvolvido. O nível de sarcopenia pode ser prejudicial a ponto de impedir que uma pessoa idosa tenha uma vida independente, necessitando de assistência e cuidado constantes. A sarcopenia é um importante indicador de fragilidade nas pesquisas feitas com pessoas, ligada à redução do equilíbrio, perda de agilidade, quedas e fraturas. A perda da força muscular resulta em uma dificuldade da manutenção da estabilidade (equilíbrio) estático e/ou dinâmico, tornando a marcha cada vez mais incerta, o que pode resultar em quedas em geral. Eventos estes que outrora sem grande importância, podem causar grandes prejuízos a um sistema osteomuscular enfraquecido pela senescência, ocasionando no aumento dos índices de morbidez, imobilidade e mortalidade desta população. Idosos geralmente caem enquanto realizam atividades normais do dia a dia.
Este fenômeno pode ser comparado à osteoporose, que também é uma doença relacionada à idade e se refere à perda de massa óssea. A combinação de osteoporose e sarcopenia resulta na significativa fragilidade freqüentemente encontrada na população idosa.
A sarcopenia não é uma doença, mas sim uma consequência natural do processo de envelhecimento do ser humano, processo este individual e diretamente relacionado as interações com o meio ambiente em geral. A sarcopenia pode ser evitada e até mesmo revertida com uma alimentação balanceada, uma vida psicológicamente saúdavel e com a prática de atividades ou exercícios físicos de maneira consciente e com um acompanhamento profissional.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcopenia
Tradução: Nice Santos