Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

2 de mar. de 2016

FORMAS DE VITAMINA B12: METILCOBALAMINA

Dr. Jörg Schweikart

Metilocobalamina: a vitamina B12 natural e biodisponível. Efeitos diretamente relacionado com o ácido fólico no sangue, nervos e ADN.

Metilcobalamina – a forma bioativa de vitamina B12

A metilcobalamina é uma das duas formas de coenzima bioativas de vitamina B12 que são essenciais para o nosso organismo. Apenas a metilocobalamina e adenosilcobalamina podem influenciar diretamente a saúde – todas as outras formas de vitamina B12 necessitam de ser convertidas pelo organismo.  Apenas a metilocobalamina e adenosilcobalamina podem ficar ativas no organismo.

A metilocobalamina é uma forma natural da vitamina B12 que pode ser encontrada em muitos alimentos.  Está particularmente concentrada no leite e no queijo. No corpo humano ela é encontrada principalmente nas células e no sistema nervoso central. 

 

Como a metilocobalamina funciona

A metilocobalamina age diretamente dentro das células onde é responsável pela reativação do ácido fólico (folato). A metilocobalamina presente sem ácido fólico transforma-se numa forma inutilizável pelo corpo e, portanto, torna-se ineficaz. Nesses casos, as consequências podem incluir anemia, danos nos nervos e defeitos genéticos na divisão celular.

Nesta reação, o aminoácido homocisteína é prejudicado, o que danifica os vasos sanguíneos e contribui para problemas cardiovasculares. A metionina resultando, por sua vez é um precursor de S-adenosilmetionina (SAM), que desempenha um papel importante na regulação de enzimas e genes, para a protecção dos nervos, bem como a síntese de neurotransmissores. A falta de SAM leva à falta de concentração, alterações de humor e distúrbios do sistema nervoso e promove o desenvolvimento de várias doenças.

A metilcobalamina atua numa única reação em três passos:
·         Reativa o ácido fólico;
·         Relaciona-se com a homocisteína;
·         Constitui um importante precursor da S-adenosilmetionina.

Assim, tem as seguintes propriedades:
·         Previne doenças cardiovasculares;
·         Protege os vasos e nervos;
·         Fornece uma síntese adequada de neurotransmissores e de ADN;
·         Garante uma divisão celular livre de erros.

 Metilocobalamina vs. Cianocobalamina

Uma vez que a metilcobalamina não necessita de ser metabolizada para ser utilizada pelo corpo, tem uma vantagem óbvia sobre a cianocobalamina, a forma sintética de vitamina B12. Ela deve passar por três estágios de processamento (metabolismo) antes de se tornar metilcobalamina. Este processo requer, além disso, a presença de outras vitaminas, coenzimas e utiliza recursos adicionais do corpo, desvantagem óbvia das formas não naturais de vitamina B12.

Para a metilcobalamina se tornar uma parte da cianocobalamina recebe seu grupo metil-SAM (S-adenosilmetionina), colocando fora do estado para desempenhar uma parte das moléculas de SAM essenciais para os processos mencionados acima.

Ao contrário do que a metilcobalamina fornece, metil essencial, a cianocobalamina contém vestígios de cianeto,  que na melhor das hipóteses é inútil para o corpo e deve de ser eliminado. Os fumantes pesados ​​podem sofrer danos nos nervos.

Mais importante ainda, ao contrário da cianocobalamina,  a metilcobalamina tem uma capacidade de absorção maior a nível celular. Com efeito, mesmo se o nível de vitamina B12 mensurável ​​no sangue excede a metilcobalamina, uma grande parte da cianocobalamina é rapidamente eliminada.

Por todas estas razões, recomendamos evitar tomar preparações farmacêuticas contendo cianocobalamina, e optar por formas naturais, como a metilcobalamina.

Efeitos especiais da metilcobalamina

Apesar de todas as formas de vitamina B12 serem teoricamente conversíveis, a metilcobalamina demonstra efeitos positivos que não se observam noutras formas de vitamina B12, especialmente na cianocobalamina (2).

Entre esses benefícios se incluem:
·         Melhoria de distúrbios do sistema nervoso e dores em quadros de diabetes
·         Padronização de hipercisteína na diabetes
·         Correções de distúrbios do sono
·         Melhoria em problemas de fertilidade

Experiências também têm demonstrado que a metilcobalamina ajuda a melhorar a qualidade de vida de ratinhos com cancro, o que não é verificado na cianocobalamina (3). Além disso, outro estudo clínico em ratos relatou que a metilcobalamina é associada á regeneração de nervos danificados (4).

Metilcobalamina – pastilhas, cápsulas ou gotas?    

A metilcobalamina, como pode ser absorvida pela mucosa oral, possui numerosas preparações em forma de comprimidos, cápsulas ou gotas sublinguais. Nenhum estudo demonstrou que esta dosagem realmente oferece uma vantagem terapêutica em relação a outros métodos de absorção. Argumenta-se que a metilcobalamina oferece uma vantagem, porque esta molécula não suporta as condições químicas do estômago e intestinos. No entanto, de acordo com os estudos acima mencionados, tem sido demonstrado que apoia a boa assimilação pelo sistema digestivo.  

Gotas de metilcobalamina estão sujeitas às mesmas premissas, mas a falta de estudos para quantificar a assimilação eficaz por ambas as vias de absorção. No entanto, pode-se supor que, em ambos os casos, o processo de absorção requer uma exposição longa da B12 na mucosa. A questão pode, portanto, ser se a probabilidade de engolir as gotas não diminui o valor de efetividade desta forma de preparação.                  

As pastilhas, comprimidos ou drageas de sucção têm frequentemente a desvantagem de conter vários tipos de aditivos (aromatizantes, corantes, agentes de texturização edulcorantes, etc.) representando pouco em termos de interesse para a saúde em preparações de vitaminas. Entre eles, podemos contar adoçantes, particularmente aspartame, que são temidos para muitos efeitos nocivos na saúde. É por isso que é importante prestar atenção à composição química desse tipo de preparação.

Para evitar aditivos ao máximo, recomenda-se optar por cápsulas de vitamina B12 que, do ponto de vista técnico, não necessitam aditivos questionáveis. Apesar disso,  deve-se ainda prestar atenção para a composição das cápsulas.

Metilcobalamina – o novo padrão ouro?

A metilcobalamina está por um bom motivo se tornando a forma preferida para suplementos e pode se tornar um novo padrão. As muitas vantagens mencionadas acima da metilcobalamina falam por si.

A adenosilcobalamina não é considerada um suplemento dietético. Em alguns países a metilcobalamina é uma opção segura: natural, bio-ativa, com muito boa eficácia como uma coenzima para a absorção eficaz de vitamina B12. É especialmente indicada para pessoas que estão procurando os suplementos complementares mais próximos do que a natureza tem para oferecer.

A metilcobalamina podem ser combinada ou suplementada com hidroxicobolamina, que é também um precursor natural das formas de coenzima e oferece um excelente remanescente no corpo.

Referências:

1.      1 Okuda K, Yashima K, Kitazaki T, Takara I. Intestinal absorption and concurrent chemical changes of methylcobalamin. J Lab Clin Med. 1973 Apr;81(4):557-67. PubMed PMID: 4696188.
2.      2 Kelly G. The co-enzyme forms of vitamin B12: Toward an understanding of their therapeutic potential. Alt Med Rev. 1997;2(6):459-471.
3.      3 Tsao C, S, Myashita K, Influence of Cobalamin on the Survival of Mice Bearing Ascites Tumor. Pathobiology 1993; 61:104-108
4.      4 Tetsuya Watanabe, Ryuji Kaji, Nobuyuki Oka, William Bara, Jun Kimura, Ultra-high dose methylcobalamin promotes nerve regeneration in experimental acrylamide neuropathy, Journal of the Neurological Sciences, Volume 122, Issue 2, April 1994, Pages 140-143, ISSN 0022-510X, http://dx.doi.org/10.1016/0022-510X(94)90290-9.

Imagem meramente ilustrativa