Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

30 de abr. de 2022

ELA: resultados de testes de drogas a serem observados em 2022

 


esforços em estudos de ELA, preparando o terreno para várias leituras importantes de testes de medicamentos este ano.

 Por William Newton

Uma decisão esperada da FDA sobre o ativo de esclerose lateral amiotrófica (ELA) da Amylyx Pharmaceuticalsem junho será a manchete de um ano movimentado no desenvolvimento de medicamentos para esta doença rara. Cinco grandes ensaios têm resultados previstos em 2022, incluindo dados altamente antecipados do estudo da plataforma HEALEY.

Com apenas dois medicamentos aprovados pela FDA visando a ELA, há uma necessidade gritante não atendida de novos tratamentos. Apenas o riluzol genérico, que obteve a aprovação da FDA em 1995, mostra um efeito modesto na sobrevida. O Radicava (edaravone) da Mitsubishi Tanabe Pharma obteve a aprovação da FDA em 2017 por seu efeito demonstrado na funcionalidade ALS, mas seu projeto e dados de teste não atenderam aos padrões europeus para garantir suporte regulatório.

Ainda assim, mudanças no tratamento podem estar no horizonte. As empresas farmacêuticas aumentaram constantemente o número de investigações de medicamentos de Fase I a Fase III de ELA na última década, de acordo com o banco de dados de ensaios clínicos da GlobalData. Em 2012, havia apenas 11 ensaios iniciados pela empresa e nove iniciados pela instituição. Isso aumentou para 40 studos iniciados pela empresa e 20 iniciados pela instituição em 2021. 

A ELA é uma doença neurodegenerativa rara caracterizada pela morte de neurônios motores. A doença ocorre  em aproximadamente duas em cada 100.000 pessoas, e os pacientes têm uma expectativa média de vida de quatro anos após o diagnóstico.

 Amylyx espera decisão sobre ELA em 2022

Com uma data PDUFA de 29 de junho já definida, o AMX0035 da Amylyx lidera o grupo de candidatos a medicamentos para ELA que disputam um aceno regulatório. No estudo CENTAUR Fase II de 135 pacientes (NCT03127514), o AMX0035 encontrado é o desfecho primário de diminuição do declínio da função após seis  meses. O desfecho primário foi medido usando a métrica ALS Functional Rating Scale-Revised (ALSFRS-R), avaliação mais comum da progressão da doença em ensaios clínicos de ELA. Uma análise interina de um  estudo de acompanhamento aberto descobriu que o tratamento pode prolongar a sobrevida em aproximadamente 6,5 meses.

Antes de conceder ao AMX0035 uma designação de Revisão Prioritária, a FDA disse inicialmente que a Amylyx  exigiria que os resultados da Fase III fossem arquivados para uma aprovação do AMX0035. A agência então  reverteu essa decisão, permitindo que a empresa apresentasse uma apresentação de NDA com base nos dados da  CENTAUR. No entanto, há o estudo de Fase III PHOENIX de 600 pacientes em andamento (NCT05021536) estudando AMX0035 em ELA, que tem uma data de conclusão primária estimada em novembro de 2023.

AMX0035 é uma combinação de pequenas moléculas de ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA) e fenilbutirato de sódio. Destina-se a proteger as células nervosas de danos, visando o retículo endoplasmático e a neurodegeneração dependente de mitocôndrias na ELA. Em 4 de janeiro, a empresa anunciou que havia enviado um Pedido de Autorização de Comercialização (MAA) à EMA.

 HEALEY para fazer barulho com leituras

O estudo de Fase II/III HEALEY ALS (NCT04297683) testa vários tratamentos de ELA em um projeto de teste de plataforma única. Os resultados esperados do HEALEY abrangem o verdiperstat da Biohaven  Pharmaceuticals, o CNMAU-8 da Clene Nanomedicine e a pridopidina da Prilenia Therapeutics. O estudo usa um desfecho primário de alteração no ALSFRS-R ao longo de 24 semanas, com desfechos secundários incluindo  sobrevida e medidas de força muscular e função respiratória.

O verdiperstat da Biohaven é um inibidor da enzima mieloperoxidase (MPO), que pode reduzir a ativação microglial e a neuroinflamação na ELA. Os resultados da Fase II/III de sua coorte HEALEY de 167 pacientes NCT04436510) são esperados em meados de 2022. Verdiperstat também está em desenvolvimento para atrofia de múltiplos sistemas (MSA) .

O CNMAU-8 de Clene é uma suspensão de nanocristais de ouro com efeitos remielinizantes e neuroprotetores, e está em desenvolvimento para ELA, doença de Parkinson e esclerose múltipla. Os resultados da fase II/III  para a coorte CNMAU-8 de 161 pacientes (NCT04414345) em HEALEY estão previstos para o primeiro semestre deste ano. Anteriormente, o estudo RESCUE-ALS de Fase II de 45 pacientes do CNMAU-8 (NCT04098406) perdeu seu objetivo primário de MUNIX, uma avaliação somada de disfunção motora e progressão da doença na ELA.

A pridopidina de Prilenia é um agonista S1R projetado para aumentar a neuroproteção e a neuroplasticidade. É também um antagonista do receptor de dopamina D2, que estabiliza a atividade psicomotora. Os resultados de sua coorte HEALY ALS de 160 pacientes (NCT04615923) são esperados no terceiro trimestre de 2022. O medicamento também está em um estudo de Fase III com 480 pacientes  (NCT04556656) na doença de Huntington.

 Wave, Eledon antecipam dados iniciais

Há alguns ativos em fase inicial de testes com dados esperados para este ano. A Wave Life Sciences  está recrutando um estudo de Fase I/II de 42 pacientes (NCT04931862) de WVE-004 em pacientes com ELA associada a C9orf72 ou demência frontotemporal. WVE-004 é uma troca de nucleotídeos de guanina do inibidor de C9orf72 – a causa genética mais comum de ELA, que responde por cerca de 12% dos casos. 

O estudo tem incidência de eventos adversos como seu desfecho primário, com desfechos secundários medindo a farmacocinética e farmacodinâmica do WVE-004. A Wave disse que antecipa dados clínicos em 2022 , que informarão uma decisão sobre os próximos passos de desenvolvimento. Enquanto isso, o anticorpo monoclonal (mAb) AT-1501 da Eledon Pharmaceuticals está em um estudo de Fase IIa aberto com 52 pacientes em ALS (NCT04322149). O mAb bloqueia a via CD40L, o que poderia melhorar a função muscular e retardar a progressão da doença.

Eledon disse que este estudo focado em segurança terá resultados de primeira linha em 2022 . O AT-1501 tem a designação de medicamento órfão da FDA, e um estudo anterior de Fase I, de dose única ascendente, descobriu que o medicamento é seguro e bem tolerado.

 

                                             Calendário de marcos da ALS

Companhia

Nome do medicamento

Ensaio Clínico

Marco de 2022

Produtos farmacêuticos Amylyx

AMX0035

Ensaio CENTAUR Fase II

PDUFA data de 29 de junho

Farmacêutica Biohaven

verdiperstat

Estudo de Fase II/III HEALEY ALS

Dados em meados de 2022

Clene Nanomedicina

CNMAU-8

Estudo de Fase II/III HEALEY ALS

Dados no 1S22

Prilenia Terapêutica

pridopidina

Estudo de Fase II/III HEALEY ALS

Dados no 3T22

Ondas Ciências da Vida

WVE-004

Ensaio Fase I/II

Dados em 2022

Eledon Pharmaceuticals

AT-1501

Ensaio de Fase IIa

Dados em 2022

Diferentes expectativas de desfecho e eficácia podem tornar desafiador o projeto de um ensaio clínico de ELA. A Clinical Trials Arena procura maneiras de atenuar os obstáculos ao desenvolvimento de medicamentos. Consulte Mais informação...

 

 

 

Fonte: https://www.clinicaltrialsarena.com/analysis/als-drug-trial-results-to-watch-in-2022/

           Imagem meramente ilustrativa