Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

27 de abr. de 2022

Estudo fase 3 para avaliar a eficácia e a segurança do Reldesemtiv em pacientes com ELA

 

Reldesemtiv (anteriormente CK-2127107) é um tratamento experimental desenvolvido pela Cytokinetics em colaboração com a Astellas. Destina-se a melhorar a função muscular e o desempenho físico em pessoas com doenças que causam fraqueza muscular e/ou fadiga muscular, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a atrofia muscular espinhal (AME).

Como funciona o reldesemtiv

Na ELA, a perda progressiva de neurônios motores ou células nervosas envolvidas no controle muscular faz com que os músculos enfraqueçam e definham (atrofia). Isso pode resultar em problemas de movimento e respiração e vários outros sintomas.

Reldesemtiv é um tipo de ativador rápido da troponina do músculo esquelético (FSTA) que visa retardar o declínio da função muscular em pacientes com ELA. Os músculos são estruturas complexas compostas por múltiplas fibras musculares. Essas fibras contêm sarcômeros, a unidade mecânica básica que se contrai para fazer os músculos funcionarem, e é ativada pelo cálcio. A liberação de cálcio é desencadeada por sinais do sistema nervoso – sinais que são reduzidos em condições como a ELA.

Reldesemtiv em ensaios clínicos

A segurança, tolerabilidade, biodisponibilidade (a proporção da terapia que entra na circulação quando introduzida no corpo), farmacocinética (movimento no corpo) e farmacodinâmica (efeito no corpo) de reldesemtiv foram avaliadas em cinco ensaios clínicos de Fase 1.

Os resultados de um estudo, realizado em voluntários saudáveis, mostraram que o reldesemtiv foi bem tolerado sem eventos adversos e levou a aumentos na força de contração muscular medida por estimulação nervosa.

A eficácia, segurança e tolerabilidade do reldesemtiv também foram testadas em pacientes com ELA em um ensaio clínico de Fase 2 (NCT03160898). Os pesquisadores avaliaram a alteração da linha de base após o tratamento com reldesemtiv na porcentagem prevista da capacidade vital lenta (SVC), uma medida da força dos músculos respiratórios como preditor de progressão e sobrevivência da doença e outras medidas da função do músculo esquelético. O estudo, chamado FORTITUDE-ALS, recrutou 458 pacientes com ELA em centros nos EUA, Canadá, Austrália, Irlanda, Espanha e Holanda.

No entanto, no início de maio de 2019, a Cytokinetics anunciou que o reldesemtiv não conseguiu atingir diferenças estatisticamente significativas no declínio da SVC em comparação com um placebo após 12 semanas. Mas a empresa ainda está otimista com os resultados e afirmou que notou diferenças entre os grupos de tratamento e placebo, que se tornaram maiores ao longo do tempo. Durante o ensaio, os efeitos de três doses diferentes de reldesemtiv foram comparados com um placebo. Quando cada dose foi comparada separadamente com o placebo, não houve diferença grande o suficiente na SVC. No entanto, se todos os três grupos de reldesemtiv forem combinados, houve uma redução de 27% no declínio da SVC em comparação com o placebo. Quando todos os grupos de tratamento foram agrupados, houve também uma redução de 25% no declínio na escala de classificação funcional ALS revisada (ALSFRS-R). O ALSFRS-R mede quão bem os pacientes com ELA podem realizar certas atividades diárias.

COURAGE-ALS é um estudo de Fase 3, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo de reldesemtiv em pacientes com idades entre 18 e 80 anos com ELA.

O período de triagem e qualificação para o teste não terá mais de 14 dias de duração. Aproximadamente 555 pacientes elegíveis para ELA serão randomizados (2:1) para receber a seguinte dose de reldesemtiv ou placebo (estratificado por uso/não uso de riluzol e uso/não uso de edaravona) nas primeiras 24 semanas (duplo-cego, placebo -período controlado):

·         300 mg de reldesemtiv duas vezes ao dia para uma dose diária total de 600 mg (TDD)

·         Placebo duas vezes ao dia

No final do período de 24 semanas, duplo-cego, controlado por placebo, os pacientes passarão para o período do medicamento ativo, onde todos os pacientes receberão a seguinte dose de reldesemtiv pelas próximas 24 semanas:

·     300 mg de reldesemtiv duas vezes ao dia para um TDD de 600 mg para pacientes que não foram titulados durante as 24 semanas de dosagem cega

·       150 mg de reldesemtiv duas vezes ao dia para um TDD de 300 mg para pacientes que foram titulados durante as 24 semanas de dosagem cega.

Tipo de estudo:

Intervencionista (Ensaio Clínico)

Inscrição estimada :

555 participantes

Alocação:

Randomizado

Modelo de intervenção:

Atribuição Paralela

Mascaramento:

Quádruplo (Participante, Prestador de Cuidados, Investigador, Avaliador de Resultados)

Objetivo principal:

Tratamento

Titulo oficial:

Estudo  fase 3 para avaliar a eficácia e a segurança do Reldesemtiv em pacientes com ELA

Data real de início do estudo:

16 de agosto de 2021

Data de conclusão primária estimada:

Dezembro de 2023

Data estimada de conclusão do estudo:

Março de 2024

 

Referencias bibliográficas

https://alsnewstoday.com/ck-2127107/

https://clinicaltrials.gov/

Imagem meramente ilustrativa