Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

14 de set. de 2017

O processo de pactuação de Serviços de Assistência Especializada em DRs





A Portaria GM/MS n° 199, de 30 de janeiro de 2014(*), institui a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprova as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e institui incentivos financeiros de custeio, e tem como objetivo reduzir a mortalidade, contribuir para a redução da morbidade das manifestações secundárias e na  melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações da redução da incapacidade,  promoção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados suportivos e habilitação e reabilitação, de forma oportuna, para as pessoas com Doenças Raras.

É de extrema importância o engajamento das associações de pacientes com doenças raras nesse processo, levando todas as informações sobre a implementação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, conforme previsto na Portaria MS 199/2014. Isso é possível através da realização de uma gestão junto à Secretarias Estaduais de Saude e suas respectivas  Comissões  Intergestoras Regionais (CIR), conforme estabelece a própria Portaria 199.

O Serviço de Assistência Especializada  em DR´s representa um grande avanço na melhora do acesso a uma saúde digna e igualitária aos pacientes de ELA e de de outras doenças raras, pois permitirá:

1-Um diagnóstico mais rápido de uma possível doença rara
2-Acompanhamento por especialistas como Neurologistas, Endocrinologistas,   Geneticistas, etc.
3-Acesso ao aconselhamento genético
4-Acesso a vários exames complementares
5-Acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, assistente social, etc.
6-Interação com a Rede de Assistência a Saude (RAS), conforme Portaria 4279/2010/MS, otimizando e melhorando  a  sua operacionalidade.

O Movela fez a sua  primeira apresentação propondo a  pactuação da  Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras na Comissão   Intergestora Regional Médio Paraiba no dia 23/7/16, durante reunião da Câmara Técnica. No dia 29/7/16 a apresentação se deu na Plenária dessa mesma Comissão. 





Após essa apresentação, o MOVELA entendeu que seria produtivo estender o projeto às demais Comissões Intergestoras Regionais do estado.  Assim, essa proposta foi  acertada numa reunião  com a Coordenadora  da Assessoria de Regionalização da SES/RJ, Dra. Monique Fazzi,   com a  participação  do MOVELA  e das associações ANOI e ACADIM.


  25/04/2017 – CIR Baixada Litorânea
Apresentação da proposta realizada a partir da gestão efetuada por Mulheres Sem Fronteiras – Região dos Lagos, através  da Psicóloga  Claudette Mello,  tendo como ponto de partida o Simpósio Regional Cuidados na ELA, realizado em novembro do ano passado em Arraial do Cabo, alem do importante  apoio da  Natália Dias da Costa Alves, Secretária Executiva da CIR Baixada Litorânea.





                                             19/05/2017 – CIR Baia de Ilha Grande
                                                                Secretária Executiva: Isabel Pinheiro



                                                  23/05/2017 – CIR Centro Sul
                                                                Secretária Executiva: Juliana Carvalho