Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

20 de abr. de 2020

Uso de Concentrador de Oxigênio em pacientes com ELA


Por Antonio Jorge de Melo

Desde que fiz minha primeira prova de função pulmonar em 2009, orientado pelo ilustre Neurologista Marco Chieia (UNIFESP), até os dias atuais, minha Capacidade Vital Forçada (CVF) vem sofrendo um decréscimo lento e gradual. De uma CVF inicial de 91% em 2009, hoje ela está em 46%. A CVF representa o volume máximo de ar exalado com esforço máximo, a partir do ponto de máxima inspiração.

Pelo fato de eu estar em regime de Homecare, diariamente minha taxa de saturação de Oxigênio é mensurada, e recentemente ela começou a apresentar valores limítrofes na parte da manhã, oscilando entre 91% a 93%. Busquei o auxílio da Fisioterapeuta do INDC e da TDN Simone Ziccari, e ela me orientou a fazer uso de um equipamento chamado CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO.

O concentrador de oxigênio (foto) é um aparelho que substitui a  garrafa de oxigênio, e consiste na administração terapêutica de oxigênio em concentração acima do normal, com objetivo de manter a oxigenação dos tecidos adequada e corrigir distúrbios hipoxêmicos, reduzindo a sobrecarga do sistema cardiopulmonar.

A oxigenoterapia é um dos principais tratamentos para a Insuficiência Respiratória e Hipoxemia, pois ele auxilia na melhora da qualidade de vida, no aumento da sobrevida, melhora a eficiência do sono, reduz necessidade de internação, além de melhorar a função cardíaca. 

O Homecare que me assiste, logo que apresentei um laudo prescritivo, disponibilizou para mim esse equipamento, que utilizo sempre que sinto qualquer nível de dispneia ou desconforto respiratório por um período médio de 1 hora, com resultados muito satisfatórios.

Alguém poderá questionar: “Mas o uso de Oxigênio não  é contraindicado para pacientes de ELA com comprometimento respiratório? Sim, é verdade, mas a Fisioterapeuta Simone Ziccari foi muito enfática ao dizer que o uso desse equipamento só deve ser feito junto com o Bipap, através de um dispositivo inserido na entrada da máscara (foto).

Por fim, na condição de um paciente leigo, sempre insisto para que nós, pacientes de ELA, não façamos qualquer tipo de tratamento ou terapia com equipamentos sem a devida orientação de um profissional da saúde qualificado, pois a ELA é uma doença de alta complexidade, e principalmente nesses tempos de COVID19, devemos redobrar os cuidados e precauções.