Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

12 de jun. de 2011

Terapia com células-tronco...mas quando???

                     

A terapia com células-tronco tornou-se para mim nos dias de hoje um assunto intrigante, envolvente, prioritário, e sem querer ser exagerado, uma obstinação. Simples, é que o futuro do tratamento e até mesmo da cura das diversas doenças neuromusculares (inclua-se aí a ELA!) está na terapia com células-tronco.
A única dúvida é... quando??? Isso nos faz lembrar uma MPB que diz:

“Mas quando será, quando será, o dia da minha sorte?
Sei que antes da minha morte, eu sei que esse dia chegará

 Para mim, e acredito que para tantos pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde, o melhor caminho é nunca deixar de renovarmos a nossa esperança de que esse dia não esteja tão longe (como escreveu o poeta), até porque muitos de nós estamos numa avassaladora luta contra o tempo, não temos que pensar diferente, mas sim torcer para que todas as barreiras existentes que ainda emperram o desenvolvimento das pesquisas, principalmente com células-tronco embrionárias, onde ainda há questões éticas e religiosas a serem debatidas sejam equacionadas.
Pensando na importância do assunto, separei para postar em meu Blog 3 matérias  que remetem ao mesmo tema central: terapia com células-tronco. Trata-se de 3  publicações recentes que trazem informações correlatas muito importantes e esclarecedoras para quem busca um melhor entendimento sobre o assunto. Falar sobre a idoneidade dos autores dos artigos é totalmente dispensável.
Boa leitura!