Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

22 de ago. de 2011

Iº Diálogo sobre Inclusão e Acessibilidade - Campos do Jordão - SP (Parte 1)



                    Mara Gabrilli: Superando os limites

Dep Mara Gabrilli antes do evento
Drª Ana Cristina,  Prefeita de C do Jordão
Campos do Jordão é conhecida como a cidade mais alta do Brasil. Cercada de uma exuberante beleza natural, a cidade encanta por seus atributos e seu jeito europeu de ser. Mas nesse último fim de semana Campos do Jordão esteve em alta não apenas pela sua condição geográfica, mas por ter sido palco do Iº Diálogo sobre Inclusão e Acessibilidade. O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura da cidade, pela vereadora Maria Joaquina, e pelo grupo Amigos em ação, entre outros. 
Vista parcial do auditório 
O evento ocorreu entre os dias 19 a 21 de agosto, e abertura aconteceu na Câmara dos Vereadores da cidade. Logo que tomei conhecimento que na abertura do evento haveria uma preleção da Dep Federal Mara Gabrilli, não hesitei em superar todas as dificuldades que me cercam e me mobilizei para que lá pudesse estar. Conhecia a Deputada apenas através dos veículos de comunicação, mas agora eu poderia ter a oportunidade de conhece-la e ouvi-la pessoalmente.
Dep Mara Gabrilli, Vereadorra Maria Joaquina e a Prefeita Ana Cristina
 Valeu a pena! Posso dizer sem nenhum medo de errar que, se existe alguém nesse país que tem todos os predicativos para representar os portadores de necessidades especiais, seja politicamente, seja por sua história pessoal de vida, essa pessoa é a Mara. Seu testemunho e sua história de superação são comoventes, intrigantes e persuasivos. Mara é uma pessoa fleumática, simples e muito, mas muito carismática. Ficar próximo da Mara, ouvir Mara contar sobre a sua história de vida, é uma experiência que nos faz transcender do nosso individualismo e de nossos conceitos egocêntricos ao sentimento de coletividade, é acreditar no impossível, é ter a certeza que não existe sofrimento ou tragédia que não possa se transformar em um instrumento de superação e de luta. Mara é um exemplo de mulher que sonha que luta que supera que não se dobra diante das circunstâncias adversas, por piores que elas sejam.
Apresentação Dança durante o evento
Mara Gabrille falou sobre seus Projetos de Lei aprovados desde o tempo em que assumiu a primeira Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Brasil, que foi criada a partir de um Projeto apresentado na Câmara dos Vereadores da cidade de S Paulo por ela mesma.
Mara também falou sobre sua preocupação com os rumos da Educação Inclusiva em nosso país, e disse estar trabalhando nessa Comissão em Brasília, e comparou a realidade da acessibilidade que aqui temos em nossas cidades com a que existe no primeiro mundo, e infelizmente ficou patente que os portadores de necessidades especiais em nosso país estão “trancados” em suas casas porque não há acessibilidades nas cidades que os estimulem a transitar livremente por elas.
Dep Mara Gabrilli sendo homenageada pela Mesa Diretora do Evento

Outra coisa muito importante que Mara falou foi a necessidade de se ter atitude para se transformar uma situação ruim em uma situação melhor. A disponibilidade de recursos se torna inútil, se não houver em cada cidadão um sentimento de conscientização e de ação que brota de dentro pra fora, o que certamente irá proporcinar atitudes inclusivas e solidárias.
Bom, eu ficaria aqui divagando sobre tantas questões que a experiente Mara colocou para aquela platéia, mas acho que os frutos do trabalho que a Mara vem desenvolvendo falam por si. É como disse Jesus Cristo: “é pelos fruto que se conhece a qualidade de uma árvore”. 

                       Confraternização após o evento entre os organizadores e participantes do evento