Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

8 de out. de 2012

Mensagem aos pesquisadores brasileiros sobre a China.

 Por Antonio Jorge de Melo
 
Costumo dizer que a Genética é uma coletânea de 10 livros com 1000 paginas cada, e que eu consegui ler apenas 10 páginas e compreender 5, e sobre essas 5 paginas baseio minhas ilações. Portanto, se a minha ignorância for demasiadamente grande, de antemão já faço a minha retratação.
Desde que comecei a me interessar a ler matérias relacionadas a tratamentos com células-tronco, logo percebi que os pesquisadores brasileiros tem uma profunda reserva em relação a China, e a sua maneira de conduzir esse assunto, de forma descontrolada e mercantilista em relação a oferta e a realização desses tratamentos experimentais. Durante o 7ºCBCT não foi diferente. Ocorre que o mau uso das CT ocorre em vários outros países, inclusive nos EUA (http://todosporela.org.br/informativo-pesquisas/falso-tratamento-com-celulastronco-provoca.html), mas a China é sempre o bode expiatório.
Em 2010 todos nós tomamos conhecimento de um fato que ocorreu na Alemanha, o fechamento da Clinica X cells Center, o que causou um verdadeiro alvoroço nos meios científicos e entre os pacientes que acompanham de perto o desenrolar desses tratamentos. O fechamento dessa clínica endossou a posição dos críticos em relação ao que eles denominam de “turismo das células-tronco”, designação que eu particularmente não uso e não concordo com ela, por acha-la demagógica, depreciativa e ofensiva aos pacientes que buscam esses tratamentos, a maioria desesperada e ansiosa por uma chance de viver. Ninguem vai a esses lugares pensando em fazer turismo
No início do ano em curso, uma notícia vinda da China começou a trazer um pouco mais de clareza a essa questão. O site americano “clinicaltrials. Gov” anunciou o início de um estudo experimental com células-tronco adultas na China em 30 pacientes com ELA no Hospital Geral das Forças Armadas da Polícia Chinesa, em Pequin. Contudo, logo depois o governo da China “ordenou a suspensão de todos os tratamentos e testes clínicos com células-tronco que não tivessem a aprovação oficial, informou a mídia estatal, no momento em que o governo tentava controlar a ampla oferta de tratamentos com células-tronco no país, bem como também parava de aceitar novos requerimentos para programas de células-tronco, proibição que irá durar até julho do ano em curso, enquanto a China começa um programa de um ano para melhorar a regulamentação do setor, disse um porta-voz do ministério, segundo a agência Xinhua."

Sobre esse assunto matéria nos links:
Passado alguns meses, a Neuralstem publica uma interessante matéria em seu site falando sobre a presença da empresa no território chinês para realização de ensaios clínicos, a “Neuralstem China (Suzhou Biofarmacêutica Neuralstem Company Ltd.), é o desenvolvimento de tratamentos de terapia celular para a desordem motora crônica de curso em colaboração com Bayi Hospital do Cérebro, em Pequim”, e anuncia também a presença do seu Diretor Científico, Karl Joe, no evento:
"Fourth International Spinal Cord Injury Treatments & Trials Symposium"
 
e a sua palestra entitulada:
 
Venue: Hall One
Spinal Cord Injury Trials: Industry Perspective
Moderators: Mahendra Rao & Wise Young
13:30-19:00
Venue: Hall Two
Human Neural Stem Cell - Karl Johe, NeuralStem. US
13:00-15:30
Neurorestoratological Youth Forum
- Geoffrey Raisman
- Paul R. Sanberg


“Ele vai rever a disponibilidade de células Neuralstem para entrar em ensaios clínicos na China, bem como fornecer uma visão geral dos programas clínicos nos EUA na esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig) e em lesões da medula espinhal.”. (T Google)
Agora mais recentemente, a Neuralstem publicou um boletim anunciando que começará o seu primeiro ensaio clínico em território chinês ainda este ano (http://celulas-troncoja.blogspot.com.br/2012/09/neuralstem-realizara-primeiro-estudo.html).
Resumindo, ao longo de 2012 aconteceram 3 coisas importantes na China em relação a tct:
1-Proibição de uso de experimentos com ct s/ autorização do governo:
2-Simposio sobre tct com a presença de pesquisadores de várias partes do mundo, inclusive o Diretor Científico da Neuralstem.
3-Anuncio do 1º estudo a ser realizado pela Neuralstem na China
Diante desses acontecimentos, não seria o momento de refletirmos e reconsiderarmos as nossas sempre duras e preconceituosas críticas a China?
P/ finalizar minha reflexão, segue uma matéria bastante interessante que a Neuralstem soltou recentemente na mídia:
Neuralstem CEO Blog
  • “Not all those who wander are lost.”

J.R.R. Tolkien, The Fellowship of the Ring
Posted October 4, 2012