Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

5 de mar. de 2014

Dr Hemerson Casado e a campanha "Doe um milhão para ELA"


 


Dr Hemerson Casado Gama
Médico e paciente de ELA
 
 
Esta semana eu lancei uma campanha na Internet com o intuito de levantar fundos, que serão doados primeiramente ao Centro de Terapia Celular da PUC, onde esta sendo organizado o estudo Brainstorm. O primeiro estudo com uso de célula-tronco autológa realizado no Brasil de forma organizada e legal. Este estudo demanda tempo para colocar as duas instituições, de Israel e Brasil juntas, assinatura de um contrato, tradução do protocolo, aprovação pelo conselho Estadual de Ética e pesquisa, priorização da liberação das verbas de emenda, recrutamento e inicio do estudo, que e uma terapia experimental e nesta fase II do estudo, terá numero limitado e seleção exigente, não sendo, portanto permitido que todos os pacientes sejam eleitos, mas a pesquisa criará um ambiente favorável ao avanço dos estudos e uma maior competitividade na comunidade cientifica.
Esta campanha também mostrará a capacidade de mobilização da comunidade brasileira e a força e união dos portadores da doença.
Eu coloquei a campanha na rua sozinho e usei uma conta poupança pessoal chamada campanha ELA. Sou totalmente responsável pelos meus atos e não solicitei nem autorização nem apoio das comunidades e associações da ELA. Esperava que este apoio fosse natural e ate acreditei nesta possibilidade, quando recebi o lindo filme editado pelo senhor Carlos Alberto Metz. DESILUSÃO. As entidades que atuam nesta área, possuem um comportamento que me remonta a situação do Brasil da época da ditadura militar:

1- Censura a liberdade de expressão
2- Controle totalitário em suas ações.
3- Propaganda sectarista e anti- semita
4- Perseguição e condenação sumária de seus opositores.
5- Espionagem
6- Patrocínio por parte do sistema, de sua propaganda.
7- Inoperância total em suas ações.

 

Vou contar agora quem eu sou:

Hemerson Casado Gama
Sexo masculino
46 anos
Alagoano de Maceio
Medico cirurgião Cardiovascula
UFAL turma novembro 1989
Cirurgião da Santa casa de Maceio e Hospital do Coração
Titulo de especialista em cirurgia cardiovaacular pela SBCCV
Pós graduação na Universidade de Glasgow- Escócia
Pós graduação em medicina endovascular pela UNIFESP
Pós graduação em medicina do sono pela UNIFESP
Pós graduação em medicina hiperbarica pela Marinha do Brasil e USP
Pós graduação em:
UTI cardiaca
Cirurgia cardiaca pediátrica
Estimulação cardiaca

Entretanto hoje sou um paciente de ELA que já não anda sem auxilio nem movimenta os braços. Faço fisioterapia
Massoterapia
Acunpultura
Nutrição
Medicina ortomolecular
Repouso
Psicoterapia

Mesmo assim estudo muito a doença e tudo sobre a mesma. Visitei vários centros de pesquisa, varias Universidades, varios cientistas de renome e varias entidades ligada a ELA.
Com o incentivo do Movela e do Deputado Mauricio Quintela, virei um ativista e decidi usar tudo que estivesse ao meu favor para ajudar a quem pudesse. Procurei as instituições que se consideram defensoras da doença no Brasil e os pesquisadores e medicos. Com nobres exceções, descobrir um poço profundo de vaidades, de pequenez, de egoísmo, de falsa caridade e de aproveitamento da miséria alheia. Um cenário holiwoodiano para camuflar um resultado cientifico semelhante aos filmes de xanxada.
Eu vou seguir doente, mas tentando ao máximo morrer lutando de forma honesta e corajosa e tenho o apoio de uma legião de otimistas, entusiasmados, crentes em Deus que seguem o mesmo caminho. Talvez eu tenha que tomar decisões unilaterais, que pareçam egoístas mas na verdade elas sao fruto do fato de que me sinto livre pra viver a minha vida da forma que eu determinar o mesmo vale para a minha morte.