Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

5 de jun de 2015

Dato: uma vida de dificuldades sem traumas




Por Antonio Jorge de Melo


Tive a honra de conhecer o Dato, na verdade o José Orlando Pereira Dato, mineiro de Bicas, mas que atualmente reside em Juiz de Fora. Sujeito boa-praça, de uma índole fantástica, super do bem, e otimista, que não se entrega as circunstâncias da vida e da doença. Aliás, essa foi uma característica que pude vivenciar em toda a família dele, que é composta por 9 irmãos e irmãs, maridos, esposas, filhos, primos e sobrinhos. Nessa família, atualmente existem 5 irmãos diagnosticados com Esclerose Lateral Amiotrófica Familiar.

O Dato escreveu um livro com um título muito sugestivo: “dificuldade sem trauma”. Ele me agraciou com um exemplar. É um livro onde ele conta a história da sua vida, seus dramas e conflitos, suas dificuldades e momentos mais difíceis, mas como o título do livro sugere, nada que lhe tenha causado qualquer marca ou trauma ao ponto de simplesmente querer desistir da luta.

Enfim, o Dato é uma dessas pessoas que simplesmente não abre mão de viver e ser feliz. Não importa quão grande seja a dificuldade. Simples assim.