Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

14 de set. de 2017

CIR Médio Paraiba realiza curso de capacitação em VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA



 

No ano de 2001 foi elabora o primeiro Plano Diretor de Regionalização (PDR) do estado do Rio de Janeiro, com a definição de nove Regiões de Saúde (RS), sendo elas:
1-Baia da Ilha Grande
2- Baixada Litorânea
3- Centro-Sul
4- Médio Paraíba
5- Metropolitana I
6- Metropolitana II
7- Noroeste
8- Norte
9- Região Serrana

No ano de 2007, deu-se o início a implementação do Programa Saúde na Área, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos municípios e aproximar a SES-RJ das secretarias municipais de saúde, através de visitas realizadas pelo então Secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes e sua equipe técnica às regiões do Estado. Neste mesmo ano, a SES firmou o Pacto pela Saúde, assumindo o compromisso de apoiar e coordenar o novo processo de regionalização.

Dentro dessa nova visão da regionalização das ações de saúde com foco na melhora da qualidade do atendimento ao usuário do SUS, a Secretarária Executiva da Comissão Intergestora Regional do Médio Paraiba, Srª Sônia Machado, em parceria com o Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com ELA (MOVELA), e com o subsídio da empresa Lumiar HealthCare, foi realizado no dia de ontem (13/09), o primeiro curso de CAPACITAÇÃO EM VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA, voltado a profissionais da saúde do SUS que lidam no dia a dia com pacientes que necessitam ou venham a necessitar de ventilação não invasiva. O curso foi ministrado pelo Prof Ruy Camargo Neto, PT PhD, Fisioterapeuta Clínico da ResMed (www.lumiarsaude.com.br/resmed).

A Lumiar Healthcare, é uma empresa genuinamente brasileira e especializada em soluções para terapia respiratória que possui uma linha abrangente de produtos e serviços para cuidar da saúde e da qualidade de vida dos  pacientes que necessitam de assistência ventilatória. Ela oferece  soluções em Oxigenoterapia, Ventilação Mecânica, Distúrbios e Diagnóstico do Sono, Acessórios e Insumos Hospitalares, bem como a produção de Oxigênio Medicinal para atender o mercado de Home Care, , Órgãos Públicos, Intensive Care (hospitais, clínicas e associações), Pessoa Física e Distribuidores.

Alem da presença dos profissionais da CIR-MP, a CIR Baia da Ilha Grande (BIG) também foi convidada a participar do evento, inscrevendo 6 profissionais para o curso. Segundo todos que partiparam do projeto, os objetivos propostos para realização do curso foram plenamente alcançados, e a Lumiar está interessada em levar-lo as outras 7 CIR do Estado, a partir de um cronograma que deverá ser previamente debatido e organizado em parceria com o MOVELA.