Quem sou eu

Minha foto
Em 2009 fui diagnosticado com uma doença do neurônio motor (DNM) Trata-se de uma doença neuromuscular, progressiva, degenerativa e sem cura. Mesmo assim insisto que vale a pena viver e lutar para que pesquisas, tratamentos paliativos, novos tratamentos cheguem ao Brasil no tempo + breve possível, alem do respeito no cumprimento dos nossos direitos. .

13 de nov. de 2018

Citopharma pedirá registro da Metilcobalamina junto à ANVISA para sua produção em escala industrial



Por Antonio Jorge de Melo

No dia 09/08/16 representantes do Movela estiveram em Belo Horizonte para conhecer a Citopharma Manipulação de Medicamentos, conforme matéria no link:
http://falandosobreela.blogspot.com/2016/08/metilcobalaminavitamina-b12-injetavel.html 

Naquela oportunidade a comitiva do Movela informou à Citopharma sobre a utilização da Metilcobalamina no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que naqueles dias estava começando a tomar impulso. Até então a Citopharma só manipulava essa droga na apresentação frasco-ampola (foto a esq.) contendo 50mg/2ml, e o tratamento preconizado de 8 frasco-ampolas/mes custava em torno de R$600,00 mais o frete. Assim, o Movela solicitou a Citopharma uma possivel redução do custo da Metilcobalamina, para que mais pacientes pudessem ter acesso a essa terapia.

Como resultado da nossa solicitação, a Citopharma fez um estudo de viabilidade e passou a manipular a Metilcobalamina também na forma ampola, o que permitiu reduzir o tratamento mensal para R$392,00 mais o frete, ou seja, uma substancial diminuição do custo mensal do tratamento para os pacientes de ELA.

No último dia 9 de novembro, representantes do Movela estiveram mais uma vez em Belo Horizonte, dessa vez para conhecer a Citopharma Industrial, um parque industrial moderno, com equipamentos de última geração para envase de ampolas e um rígido controle de qualidade, onde hoje são produzidos 9 medicamentos farmacêuticos injetáveis.

"A Citopharma está empenhada em solicitar o registro da Metilcobalamina junto à Anvisa, o que permitirá a produção da droga em escala industrial e sua comercialização nas farmácias em todo território nacional a um custo cerca de 30% menor que o atual”, revelou a Farmacêutica Jacqueline Cazula, CeO do grupo Citopharma juntamente com a também Farmacêutica Maria José Gomes. “Toda a documentação e testes laboratoriais já estão concluídos, faltando apenas formalizar o pedido de registro, o que deverá ser feito nos próximos dias”, ressaltou Jacqueline com bastante entusiasmo.

Segundo ainda nos informou Jacqueline, “num segundo momento buscaremos incorporar a Metilcobalamina na lista de medicamentos da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos), para que a droga possa ser disponibilizada através do SUS aos pacientes”.